O Natal é uma data lembrada, na maioria das vezes, pela variedade de pratos que são servidos na ceia. Entretanto, nem todo mundo pode ou quer deixar de consumir refeições saudáveis, nem que seja substituindo alguns ingredientes, durante essa época do ano. A exemplo das receitas de natal com óleo de coco e leite de coco, uma verdadeira delícia!

 

Desse modo, óleo e leite de coco podem ser grandes aliados nessa tarefa. Afinal, eles tornam a preparação dos alimentos mais saudáveis e os deixam ainda mais saborosos. Por isso, trouxemos aqui dicas de como incluir esses dois ingredientes em suas receitas natalinas. Além de sugestões de pratos que farão sucesso na ceia. Confira!

 

receitas de natal com óleo de coco e leite de coco

Foto: reprodução

Como usar óleo e leite de coco nas receitas de natal

  1. Como o óleo de coco é um ingrediente pouco utilizado na culinária tradicional, muitas pessoas acreditam que seu uso se restringe às receitas fit. 

 

  1. No entanto, além de não interferir no sabor dos pratos, o óleo de coco substitui o uso de gorduras de cadeia curta como manteiga, margarina e azeite com a mesma eficiência e sem perda de valor nutricional.

 

  1. Já o leite de coco é o substituto perfeito para receitas que contam com leite de vaca em sua composição. Desse modo, se torna um excelente aliado para quem possui intolerância à lactose, por exemplo.

 

  1. Além disso, o leite de coco também é rico em gorduras boas, o que o torna mais cremoso e nutritivo.

 

  1. Quando for cozinhar ou fritar, substitua o óleo comum pelo óleo de coco. Afinal, ele é muito mais saudável para esse tipo de preparo porque suas propriedades nutritivas não são alteradas quando ele é submetido a altas temperaturas.

 

  1. O óleo de coco também pode substituir o azeite, por exemplo, no tempero de saladas. Sendo assim, o sabor frutado do coco é a principal característica, que é ausente na acidez do azeite tradicional. Isso irá trazer novos sabores aos pratos.

 

  1. No preparo de bolos e tortas, pode-se substituir manteiga ou margarina pelo óleo de coco. Além de tornar as receitas mais nutritivas, você evita o consumo das gorduras nocivas que estão presentes nesses ingredientes.

 

Receitas de natal com óleo e leite de coco

Manjar de coco

receitas de natal com óleo e leite de coco

Foto: Ana Maria Braga – Gshow – Reprodução

Preparo: 20 min

Rendimento: 20 porções

Fonte: Ana Maria Braga / GShow

 

INGREDIENTES

 

1 litro de leite

1 vidro pequeno de leite de coco

100 g de coco ralado seco sem açúcar

6 colheres (sopa) amido de milho

8 colheres (sopa) açúcar

 

MODO DE PREPARO

 

Coloque o leite, o açúcar, o leite de coco e o coco ralado em uma panela, misture bem. Logo após, leve ao fogo e junte o amido de milho dissolvido em um copo de leite. 

 

Mexa sempre até engrossar, aguarde mais um minuto. Por fim, despeje em uma forma decorada, untada com óleo ou simplesmente molhada.

 

Deixe esfriar e leve à geladeira por 2 horas. Sirva com calda de ameixa ou calda de morangos.

 

Rabanada de coco

receitas de natal com óleo e leite de coco

Foto: Cozinha afetiva – reprodução

 

INGREDIENTES

 

1 baguete média

2 colheres de sopa de açúcar de coco

200 ml de leite de coco

2 colheres de sopa de açúcar de coco

1/2 colher de chá de canela em pó

3 xícaras de chá de óleo de coco

2 ovos

 

MODO DE PREPARO

Corte a baguete em 20 fatias. Reserve.

Em uma tigela grande, misture o açúcar de coco e o leite de coco, junte os ovos e misture até ficar homogêneo.

Logo após, passe as fatias de pão na mistura, e pressione delicadamente para retirar o excesso. Repita a operação até finalizar todas as fatias.

Em uma frigideira pequena, aqueça aos poucos o óleo de coco em fogo médio e frite as rabanadas aos poucos, deixando dourar levemente os dois lados.

Retire com uma escumadeira e coloque sobre o papel toalha. Repita a operação até terminar todas as fatias.

Em um prato, misture o açúcar de coco e a canela. Passe as rabanadas na mistura.

Arrume-as em uma travessa e sirva em seguida.

 

Por fim,  esperamos que essas dicas e receitas façam seu natal ainda mais saboroso! Ademais, para saber um pouco mais sobre o uso de produtos derivados do coco, conheça a linha Incoco Premium e adote um estilo de vida mais natural e saudável!