Durante o verão, nós aproveitamos o tempo ensolarado e quente para cair na piscina ou no mar. No entanto, durante a curtição, é preciso tomar precauções para não prejudicar os cabelos e a pele, já que sol, cloro e a água salgada podem trazer alguns efeitos indesejados. E você sabia que usar o óleo de coco no verão pode ser a salvação?

Além de ser um excelente ingrediente na cozinha, o óleo de coco também pode ter uso estético e traz inúmeros benefícios para a pele e para os cabelos. Para saber mais sobre o assunto, confira abaixo 3 dicas de beleza que nós separamos!

 

1. Nutrição para os cabelos

No verão, o cabelo está mais exposto a elementos que podem contribuir para o ressecamento. Somente o calor do sol já é suficiente para maltratar os fios, mas seu efeito se potencializa quando combinado com água do mar ou da piscina. Com tudo isso, seu cabelo pode acabar opaco e quebradiço. Para ajudar a prevenir ou reverter a situação, o óleo de coco deve entrar em cena.

Graças à quantidade de lipídios no óleo de coco, ele proporciona nutrição para os cabelos, o que ajuda a melhorar o aspecto ressecado e torna os fios mais macios. Para tanto, basta aplicar o óleo puro mecha a mecha e deixar agir por cerca de 2 horas. Em seguida, enxágue com xampu para retirar o excesso.

O óleo também pode ser usado para potencializar a hidratação dos seus cabelos. Basta adicionar uma colher do produto à máscara de sua preferência.

 

2. Hidratação para o corpo

Se você está pensando em aproveitar o verão para conquistar um bom bronzeado, não se esqueça de que o sol pode ser muito prejudicial à pele. A curto prazo, a exposição aos raios ultravioletas podem acarretar manchas escuras, descamação e ressecamento.

Por isso, lembre-se da recomendação dos dermatologistas, que sempre reiteram a importância de usar protetor solar. Evitar um longo tempo de exposição também é importante para não causar queimaduras na pele.

Mesmo que você tome todos esses cuidados, ainda é importante contar com um bom hidratante para usar quando chegar em casa. Para isso, você pode adotar o óleo de coco, que dá brilho e maciez à pele. Além disso, ele também tem propriedades que ajudam a tratar inflamações, promover cicatrização e devolver a integridade do tecido epitelial.

 

3. Limpeza para o rosto

Antes de dormir, é muito importante fazer a limpeza do seu rosto, principalmente se você estava à mercê da poluição urbana. Nesse momento, o óleo de coco pode ser um excelente aliado. Sendo assim, espalhe o produto nas mãos e aplique no rosto. Em seguida, lave com um sabonete de sua preferência para retirar a oleosidade.

Além de limpar, o óleo de coco também pode ajudar a atenuar as olheiras. Sabendo disso, diariamente aplique um pouco do produto embaixo dos olhos e massageie levemente com os dedos, sempre em movimentos circulares.

Agora que você já sabe como pode usar o óleo de coco no verão a favor da sua beleza, que tal entender a diferença entre os óleos virgem e extra virgem? Leia nosso post e fique por dentro!