Seja por aderir ao veganismo ou para encontrar alternativas aos leites tradicionais, de origem animal, os leites vegetais têm ganhado espaço na alimentação de muitas pessoas. Isso porque seus benefícios vão desde o valor nutricional até o preço. 

Portanto, se você quiser saber o que irá consumir ao optar por esse tipo de leite, separamos neste post os principais benefícios. Ficando por dentro dessas informações, mesmo não tendo uma dieta restritiva, você verá os leites vegetais com outros olhos. Confira:

 

leites vegetais

Foto: Reprodução

 

Por que consumir leites vegetais têm se tornado cada vez mais comum?

De acordo com o instituto Datafolha, 35% da população brasileira que possui mais de 16 anos afirma ter algum tipo de desconforto digestivo após consumir produtos derivados do leite. Isso representa cerca de 53 milhões de pessoas. Apesar de ser um número expressivo, 88,2% desse total nunca recebeu um diagnóstico concreto sobre a intolerância. 

Além disso, com a crescente conscientização do sofrimento animal na produção de leite, e do uso de hormônios e outras substâncias químicas no preparo da bebida, recorrer às alternativas cruelty-free têm ganhado bastante força.

 

Quais são os benefícios dos leites vegetais?

Favorecem a perda de peso

Seguindo uma alimentação saudável e balanceada, os leites vegetais podem complementar a sua dieta. Afinal, pelo fato de terem origem vegetal, esses tipos de leite não possuem gorduras saturadas nem colesterol.

Além disso, a maior parte dos leites vegetais possuem índice glicêmico baixo. Sendo assim, eles são excelentes aliados para quem precisa cuidar melhor da alimentação e perder peso.

 

São bons para a saúde do coração

Pelo fato de serem fontes ricas de potássio e vitaminas do complexo B, os leites vegetais ajudam a manter a estabilidade da pressão arterial. Além disso, eles também contam com uma série de gorduras mono e poli insaturadas, o que também contribui para a manutenção da saúde cardiovascular.

 

Diversidade de fontes

Uma das facilidades de optar por leites vegetais é que existe uma grande variedade de cereais e grãos através dos quais eles podem ser obtidos. Para se ter uma ideia, há leites produzidos a partir de coco, soja, amêndoas, aveia, arroz, nozes e castanha de caju, quinoa, inhame e muitos outros. 

Cada um deles possui, além dos benefícios que já mencionamos, alguns outros próprios de cada grão ou semente. O coco, por exemplo, é repleto de boas gorduras, o que promove a sensação de saciedade bem mais rápido, fazendo você comer menos. Clique aqui para saber mais sobre cada tipo de leite vegetal.

 

leites vegetais

Foto: Reprodução

 

Substituem o leite animal no preparo de alimentos

Por fim, os leites vegetais podem complementar a alimentação sendo utilizado no preparo de alimentos como pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas. O leite de coco, por exemplo, é ingrediente base para uma série de receitas e possui a quantidade de gordura necessária para dar a consistência necessária para os pratos.

 

Viu só? Os leites vegetais são, além de super nutritivos, uma excelente forma de começar a mudar seus hábitos alimentares e torná-los mais saudáveis. Se você curtiu esse texto, não deixe de acompanhar nosso blog para conferir dicas sobre alimentação e vida saudável!