Você provavelmente já conhece os benefícios do óleo de coco na alimentação, mas sabia que a farinha de coco também tem muitos benefícios? Apesar de pouco conhecida, ela é um ingrediente super versátil. Por esse motivo, pode ser aproveitada no preparo de uma série de receitas. 

Isso porque, além de ser natural, a farinha de coco possui níveis baixos de gordura e conta com propriedades que auxiliam na perda de peso. Como se não fosse suficiente, ainda  ajuda a reduzir o LDL, mais conhecido como mau colesterol.

Ficou curioso? Então confira aqui seis benefícios da farinha de coco na alimentação! 

farinha de coco na alimentação

Foto: reprodução

Sem glúten

A farinha de coco é um excelente substituto da farinha de trigo porque não possui glúten. Portanto, pode ser uma boa alternativa à tradicional farinha branca, para pessoas que não podem comer glúten e para quem quer diminuir a ingestão desse tipo de alimento.

Baixo teor de carboidratos

Duas colheres de sobremesa de farinha de coco (20g) oferecem somente 1g de carboidratos. Para se ter uma ideia, a farinha de trigo possui 15g para a mesma medida. Logo, optando pela farinha de coco a probabilidade de o organismo estocar excesso de carboidrato é bem menor. 

Alto teor de fibras

Pelo fato de ser extremamente rica em fibras, a farinha de coco consegue retardar a digestão e, consequentemente, manter a sensação de saciedade por mais tempo. Sendo assim, você acaba comendo menos. 

Além disso, as fibras deixam o organismo menos propenso às doenças cardiovasculares, ajudam a prevenir a obesidade e reduzem o risco de câncer no intestino.

Aumenta a imunidade

Outra função da farinha de coco é colocar as boas bactérias do intestino para trabalhar. Com o aumento do número desses microrganismos, tanto o sistema digestivo como o resto do corpo passa a funcionar melhor. 

Isso porque os ácidos graxos de cadeia curta, juntamente com as bactérias, promovem a melhora do sistema imunológico, visto que esse povoamento impede que bactérias ruins entrem na corrente sanguínea. 

Facilita a perda de peso

A farinha de coco conta com ácidos graxos que aceleram a queima calórica. Eles são conhecidos como ácidos graxos de cadeia média, ou TCMs, e são caracterizados por serem digeridos mais rapidamente que outros tipos de gorduras. 

Além disso, esses ácidos são processados diretamente no fígado, que consome toda a energia gerada e não a transporta para a parte abdominal. 

Preparo de receitas com farinha de coco na alimentação

Uma outra super vantagem da farinha de coco é que ele pode ser utilizada em várias receitas sem precisar de cozimento. Quase todas as receitas que precisam de farinha de trigo podem levar a de coco, porém é mais recomendado utilizá-la em pratos doces, por conta do leve sabor da fruta. 

farinha de coco na alimentação

Foto: reprodução

Qual é o valor calórico da farinha de trigo?

Mesmo sendo um alimento super nutritivo, o valor calórico da farinha de coco não é muito diferente do das outras farinhas, como a de trigo. 

Por isso, seu uso deve ser moderado principalmente por quem quer perder peso. Dessa forma, a consulta a um especialista em nutrição é importante para avaliar a quantidade certa em cada caso. 

 

Viu quantos benefícios é possível obter com o uso da farinha de coco na alimentação? Dê uma chance ao ingrediente e sinta a diferença! Você também pode clicar aqui e conhecer nossa linha de produtos feitos a base de coco.