Mudar hábitos alimentares ruins é sempre desafiador. Por isso não é incomum haver desistências durante o processo. 

Mas se você quer mudar hábitos alimentares ruins não precisa se preocupar. Existem algumas dicas que podem te ajudar a alcançar seu objetivo. 

Com vontade e determinação é possível transformar sua rotina alimentar, tornando-a mais saudável. Para te ajudar, abaixo listamos algumas dicas. Confira quais são:

como mudar hábitos alimentares ruins

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Coma devagar 

Você costuma se alimentar rapidamente ou costuma saborear a comida? A correria do dia a dia pode acabar influenciando no tempo de duração das refeições, mas saiba que comer rápido é um dos piores hábitos alimentares. 

Por isso, tente demorar pelo menos 20 minutos para comer. Dessa maneira seu cérebro terá tempo para ativar o centro de saciedade. 

No entanto, se você já está habituado a comer rápido e tem dificuldade para desacelerar, existem algumas opções. Comer com talheres menores, por exemplo, pode ajudar. Descansar os talheres no prato entre uma garfada e outra também é uma alternativa.

Se ajude

Já para os que tendem a exagerar na quantidade de alimento nas refeições, comer com regularidade pode contribuir para melhorar esse hábito. Lanchinhos leves e saudáveis entre uma refeição e outra é uma prática positiva que pode ser cultivada. Equilíbrio é a chave de tudo. 

Além disso, fugir das tentações é uma ótima maneira de mudar hábitos alimentares ruins. Uma boa forma de conseguir fazer isso é mantendo os alimentos que você tem mais dificuldade de resistir o mais distante possível. 

Por isso, se você acha muito difícil não comer aquele doce ou salgadinho, evite ter em casa.

Sendo assim, na hora de ir ao supermercado, faça a sua lista e vá com um objetivo definido. Preferencialmente, se alimente antes de ir. Ir ao supermercado com fome pode te deixar mais vulnerável para se render às besteiras. 

Substitua os alimentos

Ainda assim, é preciso reconhecer que hábitos são difíceis de serem abandonados. Por isso, se você deseja mudar hábitos alimentares ruins a melhor coisa a fazer é substituí-los. 

Quando bater a vontade de comer doce, que tal substituir o chocolate ao leite pelo meio amargo? Assim você ingere menos açúcar. Nesse caso, diminuir a porção também pode ser uma ótima alternativa. 

Dessa maneira, através de pequenas mudanças gradativas, sua rotina alimentar mudará positivamente. 

 

Ainda pensando sobre a substituição dos alimentos, os produtos derivados do coco são ótimos aliados. Substituir o óleo de cozinha pelo óleo de coco, por exemplo, pode trazer grandes benefícios para a sua saúde. 

Assim como substituir a farinha branca pela farinha de coco em diversas receitas. Muito mais nutritiva, a farinha de coco ainda é livre de glúten e tem baixo índice glicêmico. Ou seja, oferece a vantagem de poder fazer parte da dieta de celíacos. 

Por fim, lembre-se que mudar hábitos leva tempo. Por isso tenha um pouco de paciência e busque não desistir na primeira dificuldade.

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