Quem nunca ficou com água na boca vendo o preparo das receitas na casa das avós ou em quadros de renomados chefs de cozinha? Não é de hoje que esse ingrediente tem ganhado espaço nas receitas, no entanto, ainda não se sabe o suficiente sobre como consumir leite de coco. Logo, se você não o utiliza, já passou da hora de fazer com que esse ingrediente se torne um aliado na dieta, não é mesmo?

Afinal, além do sabor característico, esse produto oferece uma série de benefícios como o fortalecimento do sistema imunológico e a prevenção de problemas no corpo. Além, claro, de ser uma alternativa ao leite de origem animal.

Se interessou? Então confira neste post como consumir leite de coco, aprendendo as principais formas de incluir esse rico ingrediente em sua alimentação.

como consumir leite de coco

Foto: Reprodução

Doces e massas

Sem sombra de dúvidas, as receitas que mais fazem sucesso com o leite de coco são os doces. Neles, esse rico ingrediente pode ocupar um lugar de destaque sendo o carro-chefe da receita, mas também ser o toque especial dos pratos. Bolos e quitutes são algumas das principais especiarias produzidas com leite de coco.

No entanto, além deles, panquecas, pudins e até mingaus podem contar com o sabor incomparável do leite de coco.

 

Caldos e peixes

O leite de coco também rouba a cena quando é incluído em sopas, caldinhos e peixes. Há quem acredite que ele pode tirar a essência das comidas salgadas, no entanto, o efeito do leite de coco é totalmente outro.

Isso porque ele contribui para dar consistência aos caldos, realçando ainda mais o sabor dos demais componentes do prato. Além disso, traz toda a suculência que a sua receita precisa para ficar ainda mais saborosa! 

 

Bebidas 

Usado como um bom substituto do leite de vaca, o leite de coco pode ser ingerido da mesma forma: como uma bebida quente ou gelada. Inclusive, pode ser consumido por bebês. Entretanto, é importante destacar que no caso dos bebês ele não substitui o leite materno. Ele serve apenas como alternativa para o processo de introdução de outros alimentos.

Além disso, ele pode ser utilizado em vitaminas, sucos naturais e até em receitas detox. Isso porque, dentro de seus inúmeros benefícios, ele também contribui para a perda de peso. 

como consumir leite de coco

Foto: Reprodução

Receitas veganas 

Por fim, como se trata de um produto de origem vegetal, o leite de coco não possui componentes como a lactose e a proteína do leite. Desse modo, além de ser um grande aliado para pessoas alérgicas a essas substâncias, ele serve com um ótimo adicional para as receitas veganas.

Assim como nas bebidas, ele é uma boa alternativa para a substituição do leite de vaca e pode garantir o sabor e a consistência das receitas do mesmo modo.

 

Vale ressaltar que apesar de não haver uma quantidade estabelecida para o consumo, todo excesso deve ser evitado. Desse modo, é importante manter o equilíbrio em meio aos outros nutrientes e o óleo de coco.

 

Gostou de aprender mais sobre esse ingrediente? No nosso blog você pode conferir outras dicas e sugestões com leite de coco e outros produtos derivados do fruto.